quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alunos de Escola da Zona Rural Visita as Instalações do CDC - Angical

Alunos da Escola Municipal Santa Luzia, situada no Povoado de Santa Luzia, Reforma Agrária de Angical, à 30 KM da Sede. Visitam as instalações do Centro Digital de Cidadania Professora Stelita Mariani Passos. Mais de 60 alunos, juntamente com professores, Vice diretores e funcionários participaram da visita e conheceram um pouco das instalações e funcionamento do CDC (INFOCENTRO) de Angical.

Aluno Gregory Escola Municipal Santa Luzia

Alunos da Escola Municipal Santa Luzia

"A visita ao CDC (INFOCENTRO), foi muito proveitosa para o conhecimento dos alunos, pois se sentiram tendo a oportunidade de acessar a internet e outros programas. Colocando em conta que são moradores da zona rural onde acessar a computadores é mais difícil, para eles foi uma experiência nova, podia ver nos olhos desses alunos, um brilho que demostrava curiosidade e interesse." comentou a Vice diretora Efigênea

Alunos da Escola Municipal Santa Luzia


Aluna Idia da Escola Municipal Santa Luzia





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Morro do SaÍra

Todo ano na noite do dia 02 para 03 de maio, muitas pessoas sobem o Morro do Saíra, tradição que continua viva na comunidade, em comemoração ao dia de Santa Cruz. Algumas pessoas sobem para rezar, mas a grande maioria vai mesmo pelo espírito de aventura. São 1500 metros de altura, o monte mais alto da região.

Morro do Saíra

Segundo historiadores a subida do Morro do Saíra foi introduzida em Angical por um casal procedente de Macaúbas, (Felipe dos Santos e sua esposa), que comemorava o 03 de maio o dia de Santa Cruz. No ano de 1912, colocaram um Cruzeiro no Morro do Saíra. A partir de então o casal passou a organizar os passeios ao Cruzeiro, com os peregrinos levando flores, rezando e pagando promessas ao pé da cruz.



Morro do Saíra

Atualmente a festa do dia 02 de maio é no povoado de Sucesso, localizado aos pés do morro. As pessoas vão para o morro para beber e farrear, tendo ainda poucas pessoas pagando promessas. A subida do Morro do Saíra é uma das festas mais esperadas pela população jovem de Angical.

Vista do Nascer do sol (Morro do Saíra)