quarta-feira, 7 de julho de 2010

Morro do SaÍra

Todo ano na noite do dia 02 para 03 de maio, muitas pessoas sobem o Morro do Saíra, tradição que continua viva na comunidade, em comemoração ao dia de Santa Cruz. Algumas pessoas sobem para rezar, mas a grande maioria vai mesmo pelo espírito de aventura. São 1500 metros de altura, o monte mais alto da região.

Morro do Saíra

Segundo historiadores a subida do Morro do Saíra foi introduzida em Angical por um casal procedente de Macaúbas, (Felipe dos Santos e sua esposa), que comemorava o 03 de maio o dia de Santa Cruz. No ano de 1912, colocaram um Cruzeiro no Morro do Saíra. A partir de então o casal passou a organizar os passeios ao Cruzeiro, com os peregrinos levando flores, rezando e pagando promessas ao pé da cruz.



Morro do Saíra

Atualmente a festa do dia 02 de maio é no povoado de Sucesso, localizado aos pés do morro. As pessoas vão para o morro para beber e farrear, tendo ainda poucas pessoas pagando promessas. A subida do Morro do Saíra é uma das festas mais esperadas pela população jovem de Angical.

Vista do Nascer do sol (Morro do Saíra)

Um comentário:

  1. Já fui lá muitas vezes e me lembro de como era bom. É uma pena que hoje em dia a festa tenha perdido a sua religiosidade e a balbúrdia, depredação e desrespeito a natureza tenham tomado conta da festa.

    ResponderExcluir